Essenciais
A eletricidade é um agente de risco causador de muitos acidentes, não só com danos pessoais a trabalhadores, usuários e outras pessoas, mas também com prejuízos materiais.
Muitos riscos podem ser identificados por meio de uma rápida observação, mas em condutores ou dispositivos que estejam energizados, o risco só pode ser constatado através de instrumentos específicos.
A organização americana NIOSH (National Institute for Occupational Safety and Health) apresenta uma estatística em que a eletrocussão é a terceira causa de acidentes fatais no local de trabalho entre jovens trabalhadores, representando 12% do total.
Devido a esses fatos, é necessário que trabalhos com eletricidade sejam executados utilizando procedimentos específicos de segurança, juntamente com um intenso programa de treinamento, como o que a empresa Prevent Work oferece, em conformidade com a política de segurança do trabalho nas empresas.
A Norma Regulamentadora 10:
Estabelece critérios de segurança para todos aqueles que trabalham em suas diversas fases, como geração, transmissão, distribuição e consumo de energia elétrica, na condição de empregados diretos, contratados ou até mesmo usuários.
Entre outras exigências, torna obrigatória a existência de um Prontuário de Instalações Elétricas para instalações com carga instalada superior a 75 kW na fase de projeto (incluindo a obrigatoriedade do manual descritivo dos itens de segurança nas instalações).
Além disso, estabelece procedimentos de segurança nas diversas atividades da área elétrica, como construção, montagem, operação e manutenção (de circuitos energizados ou não e em alta-tensão); detalha o perfil do empregado habilitado, qualificado, capacitado e autorizado; define o conceito de “Zona de Risco” e “Zona Controlada” (em relação à distância de trabalho de equipamentos energizados); e, por fim, reconhece a responsabilidade solidária da empresa, contratadas e trabalhadores quanto ao cumprimento da política de segurança do trabalho.
AUTOR: Wilon Morais